sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Igreja de Santa Luzia 2 . Rio de Janeiro . Anos 50

























Vista exterior do Templo de Santa Luzia


Altar Mór da Igreja da Virgem Mártir Santa Luzia

Altar de Santo Elói - Padroeiro dos Ourives


Consistório da Irmandade de Santa Luzia

Nossa Senhora da Piedade


Nicho de Santa Luzia no corredor

Sacristia da Igreja de Santa Luzia

Altar da Senhora dos Navegantes


Sala das Promessas...e assim era o interior da Igreja de Santa Luzia do Rio de Janeiro, com as suas devoções antigas nos altares dentro da igreja, da Sala de Promessas - será que ainda existe???, das pinturas antigas e ingênuas feitas diretamente nas paredes do interior da igreja, do escaiolado lindo das paredes, do altar de Nossa Senhora da Piedade com os cofres para os óbulos a São João, para as Almas do Purgatório, para São Sebastião e para São Geraldo... Era o tempo de grandes devoções e de promessas. Das procissões.
Fiquei triste quando entrei na igreja e não vi o que estava nessa Biografia Abreviada da Virgem e Mártir Santa Luzia.
Pois é. A igreja muda, evolui ainda que lentamente como instituição e muda também como um bem móvel, uma construção com suas características originais. O ruim é quando ela perde a identidade, vira outra coisa e, tem tantas igrejas assim... conheço uma igreja aqui em Salvador que é do início do século XX e revestida em durite, material muito usado na época, cinza, a igreja tem características góticas, torre alta, janelões ogivais, linda... ao sol a pedra brilhava...hoje está verde. Pintada de tinta verde! Repaginaram a coitada e trouxeram-na para a vulgaridade enlouquecida dos ignorantes, dos adoradores do feio, do medonho, daqueles que não sabem o que é estilo, bom gosto e que  têm fascinação pelo tétrico.
E vamos para a frente...atrás, eu acho, - infelizmente - que não vem mais gente.
E Salve Santa Luzia que tudo vê.


Abaixo algumas fotos que fiz em setembro de 2015 do interior da Igreja de Santa Luzia, procurando por aqueles detalhes  das pinturas e inscrições feitas nas paredes que, infelizmente, foram cobertas por tinta. Restaram apenas algumas.



A imagem do altar atual não corresponde à da foto do livro antigo de 1950...devem ter trocado, suponho, por outra imagem posteriormente...











Abaixo, a Igreja de Santa Luzia em uma publicação - sem data - da Gráfica Barbero S/A , sobre igrejas do Rio.


Para encerrar, uma das muitas, lindas e fortes orações a Santa Luzia.

 

2 comentários:

  1. Jorge

    Embora seja um homem sem crença, adoro visitar igrejas e com efeito muitas delas são pequenos museus, com belíssimas peças. Gostei de visitar esta igreja de Santa Luzia, ainda que virtualmente. A imagem da Senhora dos Navegantes é de uma qualidade excepcional e também adorei o arcaz da sacristia.

    O problema é muitas igrejas é a fé bem intencionada dos crentes, que querem a sua igreja sempre limpa e bem pintadinha e muitas vezes as intervenções na talha ou nas imagens são desastrosas, com tintas sintéticas e cores inimagináveis.

    Mas gostei de ver as imagens desta igreja de Sta Luzia.

    Um abraço de Lisboa

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luís. Um rapaz da irmandade me mandou umas fotos também antigas da igreja e vou acrescentar aqui. O que eu gostei mesmo, da antiga igreja, nos anos 40, 50, era aquela parte onde ficavam as devoções. Isso não tem mais. Vi em 2015 que apagaram as antigas inscrições, as pinturas ingênuas das paredes, os escaiolados. Restou pouca coisa.
    As imagens são muito bonitas, a igreja naquele estilo de interior neoclássico, sem muitas surpresas. É uma igreja, bonita, sim. A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes é um escândalo de linda. Deve ser do XVIII. A de Santa Luzia do altar também, já do XIX.
    Mas eu gostava mesmo era do popular, das antigas devoções...vontade de colocar um óbulo naqueles cofrinhos... Tudo tão singelo.
    Vamos rezar pra Santa Luzia ajudar nesse momento tão difícil do planeta. Indicar uma luz, uma visão e uma saída.
    Abraços.

    ResponderExcluir