sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Santa Bárbara


Pintura linda e imensa de Santa Bárbara que fica entre  escadarias do Museu da Misericórdia que dão para o mar. Uma beleza!!!! Adoro!
Esse ano não teve a procissão da Santa...coisas do ano pandêmico que não pode haver aglomeração, já que a procissão de Santa Bárbara leva uma multidão pelo centro antigo de Salvador
Mas, no ano que vem, tem.


 



6 comentários:

  1. Alô! Será que é uma pintura de autor português? A Santa Casa de Misericórdia é 100% portuguesa.
    Um abraço, saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge

      Não sei se a pintura é de um português, mas talvez no tempo em que foi pintada ainda fossemos todos portugueses. Em todo o caso é muito interessante. Talvez seja até um trabalho freirático. Tem qualquer coisa de feminino. Não consigo perceber a técnica. Parece uma pintura sobre vidro com mas aplicações de tecidos?

      Adorei a escadaria nobre. No museu onde trabalho, um palácio do século XVIII também há uma bela escadaria nobre toda em pedra.

      Um abraço

      Excluir
  2. Olá, Luís! Eu acho que já perguntei sobre a autoria, mas me falaram que é anônimo, não há assinatura, nem referências sobre. Quando eu tornar a ir lá - talvez no próximo século - eu não vou deixar de inquirir. Parece trabalho feminino mesmo. Na Misericórdia era onde havia a roda dos excluídos, onde as mães colocavam os bebês para serem criados por freiras que, nas horas vagas...pintavam cenas e alegorias católicas da vidas dos santos.kk
    Quando todos éramos portugueses, sim, do Brasil ainda colônia de Portugal. Hoje, o Brasil tem outra cara, é mais África. E menos, muito menos Tupi também. Mudanças.
    Essa edificação, Igreja da Misericórdia, Convento, Hospital e tanta coisa que já foi por séculos é um verdadeiro luxo. Foi totalmente recuperado, restaurado e, hoje, funciona um museu e salão para exposições. A Igreja, antes sempre aberta para todos entrarem e se benzerem como eu sempre fazia, agora é fechada, com entrada pelo lado e passando por vigilantes...um tesouro guardado.
    Um abraço colonial. E saúde total.

    ResponderExcluir
  3. Jorge

    Obrigado pela tua resposta.

    A edifício parece estar impecavelmente recuperado e a escadaria parece ser em pedra de lióz, um calcário conquífero, muito típico da região a Norte de Lisboa. Não me admirava nada que tivesse vindo de cá. Na época era comum, os porões dos navios saírem de Lisboa carregados de pedra para as antigas colónias e regressarem depois, cheios de madeiras exóticas, açúcar ou ouro.

    Um abraço de Lisboa, a velha capital

    ResponderExcluir
  4. Sim, Luís, é pedra de liós, aliás, aqui na Bahia, Salvador tem muita coisa nessa pedra. A igreja da Conceição da Praia, a fachada, é toda de pedra de lioz. Aquela escadari é de Lioz, sim. nem falei porque aqui é a pedra antiga mais usada nas antigas construções portuguesas. Sei que as pedras vinham como lastro dos navios. Claro que vieram daí! O ouro daqui foi todo para Portugal e vieram daí, em troca, muita coisa valiosa também.
    Amo o mármore de Lioz, um rosa lindo presente nas antigas e lindas igrejas de Salvador.
    Um abraço. Feliz Natal e Ano Novo, Luís!

    ResponderExcluir