quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Natal . Um Natal Verde




Natal Verde, texto assinado bem simploriamente por Vânia, a autora, que foi bem feliz, já em 1959, a imaginar e escrever sobre um Natal Brasileiro, verde, não importado, sem as tradicionais decorações da tradição européia num cenário branco de neve.

Ela se diz farta dessa eterna festa branca, sem cor que remete à cor das  enfermarias dos hospitais... quando, aqui no Brasil, o Natal seria cor, as muita cores dos trópicos. Ela se diz farta também do comércio...em 1959 ela já reclamava da compulsão das compras, imagine agora que, mesmo com a Covid -19 as ruas e shoppings, aqui do país tropical, estão repletos de gente.

Linda é essa ilustração, que fugiu do verde e ganhou esse tom chiquérrimo em sépia. Palmas de coqueiros e Vitórias Régias lindas repousando plácidas sobre uma lagoa serena e sob a luz da Estrela Guia.

Essas três ultimas postagens de Natal foram feitas à partir do livro de Mário Garde, Natal, de 1959, editado pelas Paulinas.

Aos amigos aqui do Antiguinho, eu desejo um Feliz Natal e com muita, muita saúde, que é o que importa neste 2020 doente.



 

4 comentários: