segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Rio de Janeiro e O Barquinho de Roberto Menescal


 E o Japão está comemorando os 60 anos da música O Barquinho de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Menescal também está aniversariando fazendo 83 anos.

E o Brasil, nada. Homenagem, pra quê??? A nossa cultura musical, aliás toda ela, está passando batida...numa batida diferente e indiferente a tudo o que de melhor  representa o nosso povo.

"Dia de luz festa do sol e o barquinho a deslizar no macio azul do mar", nessa pegada alegre e sofisticada da nossa melhor música, a Bossa Nova - por causa dela o Brasil é conhecido no mundo todo - é que deveríamos estar a navegar.

Esse clichê miudinho do Rio de Janeiro, com a linda enseada da Praia de Botafogo, está em uma revista National Geographic de 1926.

E viva o Brasil. E salve o Japão que prestigia a nossa melhor música e parabéns ao Barquinho e a Roberto Menescal.



2 comentários:

  1. Terra arrasada...o que restará de nosso país. E eu não estou falando das queimadas... Não existe nada mais poderoso que a cultura. O cinema e a música dos Estados Unidos fizeram muito mais pelo país americano do que as suas forças armadas. Hoje escutei uma frase que simboliza bem o atual estado de coisas no nosso país: o Brasil é uma país cafajeste! Triste!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo ou amiga, a dada dia que passa fico mais apreensivo com o rumo das coisas, o descaso como o nosso patrimônio e, pior, uma intenção de aniquilamento, de acabar, de esquecer tudo o que foi feito por aqui, seja no erudito e no popular. E eu acho que não tem mais volta, o emburrecimento e a mentalidade tacanha, o senso comum, os preconceitos estão na ordem do dia. E não vamos falar da religião usada para discriminar e proibir.
    A cafajestada tomou conta.Esta é a grande verdade. Mas,vamos levando enquanto há umas frestas de sol.
    Um abraço solidário.

    ResponderExcluir