terça-feira, 13 de outubro de 2020

Museu Afro-Brasileiro . Salvador . Bahia


Foto em uma Manchete de janeiro de 1982. A Bahia nessa época fervilhando culturalmente e mais rica com a inauguração desse museu Afro Brasileiro que é uma maravilha, e possui um acervo sensacional. Aliás, estou precisando voltar lá para rever as belezas guardadas lá.

Abaixo, uma foto de Nara Gentil que saiu recentemente no Correio da Bahia de 3 de setembro de 2020. Amei essa foto que me surgiu bem a calhar no momento de fazer esta postagem. O Museu Afro Brasileiro está abrigado em um dos salões da antiga Faculdade de Direito de Salvador, no Terreiro de Jesus. O edifício é o que está atrás da árvore grande que, também, é uma das belezas do Largo do Terreiro.


 Abaixo, o Terreiro de Jesus em outro ângulo, foto de Betto Jr., Correio da Bahia, 31 de agosto de 2020.



2 comentários:

  1. Jorge

    Muito curiosa a segunda foto, que poderia ser de uma cidade qualquer portuguesa. Até o passeio calcetado com o motivo das ondas parece o do Rossio, a praça principal de Lisboa, que depois foi replicado em dúzias de cidades portuguesas e ainda em África e no Brasil.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Imagine, Luís, Salvador e todas as outras capitais do Brasil nos anos iniciais do século XX. Que maravilha não seriam com todas as calçadas em pedra portuguesa.Agora, amigo, está ficando raros os passeios nas lindas pedras com decorações. Estão substituindo tudo com cimento. Ou então, colocando as pedras com desenhos geométricos, retos, creio mais fáceis de executar. E os calçeteiros, onde andarão os bons e antigos? Na lembrança dos mais antigos ou em algum livro de memórias.
    Me disseram uma vez que Salvador lembra a cidade do Porto.
    Um abraço. Vou entrar no Velharias pra ver as novidades, as suas novidades revisitadas.

    ResponderExcluir