domingo, 30 de junho de 2019

Alô, Alô!!!! Mirtes!!!!!


 Que fofoca boa eram as de telefone, por telefone, 
- Mirtes!!! E não te contei nada ainda, minha filha!!!.....
E assim eram os papos por telefone que rendiam horas. Hoje, quando o fixo toca, SUSTO!!! ou já sabemos quem sejam: os previsíveis. Mas tem os porres de bancos, pedidos e anúncios, mas aí, desliga-se, bate o telefone depois de uma desculpa esfarrapada.
Melhor mesmo mandar mensagem via celular e assim saímos de baixo de qualquer onda desagradável.
O telefone, dizia-se, era pra ser atendido como se a pessoa estivesse na nossa frente, devíamos ser educadíssimos, mesmo que a ligação fosse e, muitas vezes era, desagradável, incômoda e em fora de hora. Mas, hoje...digita-se. Ai, meus dedinhos!!!
As ilustrações são de Nilson Azevedo, 1972.

 -Quem será??? 
 -Ai, não!!
  Ela, na verdade, estava péssima!

Ele, na verdade, estava péssimo!

3 comentários:

  1. Jorge

    Recordo-me bem dos anos 70 e ainda 80 e do uso e abuso que se dava ao telefone fixo. Eu vivia numa família onde todos falavam ao telefone por vezes durante uma hora inteira ou mais. O meu irmão via na televisão corridas de automóveis Fórmula 1, enquanto comentava os pormenores com um amigo ao telefone. A minha mãe falava que se desunhava com as minhas tias e amigas durante do dia, mas pela noite dentro, quem ocupava o telefone era minha irmã, que trocava longas confissões com as amigas ou zangava-se com o namorado, com choros e beijos à mistura. Creio que foi por causa deste ambiente em que fui criado, que detesto falar ao telefone seja no fixo, seja no celular. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. KKKKKK, hilário seu comentário Luís! Imagino as três mil vozes a falarem cotidianamente dentro de uma casa, quantos assuntos não saíam, comentários e fofocas. Na minha casa nunca se falou muito não -a conta era caríssima!!- mas tinha casas de amigos e vizinhos que era um desespero com todos querendo falar ao mesmo tempo e ficavam horas..."larga o telefone! - quero ligar! "fiquei com o dedo duro de tanto ligar pra sua casa e sempre em comunicação!" Que horror, parece que é dono da Tebasa" ...
    Eu adorava ficar horas no telefone com amigos em papos intermináveis em que saía de um tudo e muita risadaria. Com parentes e gente chata, não. Hoje, nem chato liga. Quando o meu telefone fixo toca só pode ser minha mãe ou uma amiga com que troco ligações. E tem o telemarketing abominável...mas meu telefone tem identificador de chamadas e não atendo.
    Eu sou apaixonado por modelos antigos de telefone, tenho dois. Me lembro do peso deles quando pegava o aparelho quando criança, eram pesados de galalite dura...hoje o negócio é fino e leve. E sem graça, sem desenho.
    Essas ilustrações de Nilson Azevedo eu gostei demais, ele é um grande ilustrador da época - anos 70 - e ainda é vivo.
    Luís, abraços. E que linda a moldurinha harpa...ficaria muito bem na mesinha de telefone ao lado da agenda,da caneta e do caderninho de anotações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge

      Também me encantam os telefones antigos nas feiras de velharias e aqueles aparelhos eram indestrutíveis. A quantidade de vezes que aquele telefone lá de casa caiu ao chão e voltava sempre a funcionar. Hoje os telefones fixos são fabricados na China e são uma porcaria.

      Na casa dos meus pais, embora falassem horas a fio ao telefone, aquela família tinha uma característica peculiar. Ninguém se levantava para atender o telefone. Era sempre eu, que irritado atendia o telefone e fazia de secretária de toda a gente. Enfim...

      A moldura é linda. Ainda falta escolher a fotografia.

      Um abraço

      Excluir