sábado, 23 de fevereiro de 2019

Uma Visita ao Instituto Feminino da Bahia



No início do mês estive  no Instituto Feminino da Bahia, uma instituição muito especial que abriga em seu acervo de preciosidades, arte decorativa, arte sacra, um museu do traje e o de arte popular. Adoro ir lá, tudo sempre bem cuidado, organizadíssimo e limpo. Um lugar muito agradável de visitar.
Nessa nova visita, comprei uns postais do antigo Instituto Feminino e fiz umas poucas fotos que estou colocando aqui.



A porta do elevador. Podre de chique.


Uma das maiores atrações do Instituto Feminino sempre foi o seu acervo de arte popular, para vê-la todos iam lá e era passeio certo de muitos estudantes de colégios de Salvador e do interior. A estrela do acervo era o famoso casal de pulgas vestidos de noivos, prontos para o casório. Se formava uma fila enorme de visitantes que, através de uma lupa, visualizavam as pulguinhas elegantes. Era um barato. Nessa visita que fiz, perguntei pelas pulgas e me disseram que ela não estava em exposição...o que será que aconteceu com as pulguinhas????
Outros atrativos, o mobiliário, arte sacra - coleção de maquinetas e de Deus Menino do Monte feitos com recortes de papel laminado, asas de besouro, continhas coloridas, conchinhas, um espetáculo! criados pelas freiras do Convento dos Humildes de Santo Amaro da Purificação - arte decorativa em geral etc. Tudo nos trinques!
O acervo de arte popular ficou alguns anos sem receber visitação e, agora, voltou a reabrir ao público.
Um outro atrativo era um senhor que fazia o Pano da Costa, Seu Abdias Sacramento. Maravilhoso, educadíssimo, ele ficava lá sentadinho em uma cadeira no tear a tecer. Este senhor ficou anos no Instituto, era amigo de d. Henriqueta Catharino que o colocou lá trabalhando naquele ofício em que era, talvez, o único a fazer em Salvador naquela época. Isso eu lembro dos anos 70 em diante.
Me lembro, ainda nessa época, de vestuário diverso, roupas de baianas antigas e muitos vestidos de noivas em exposição em grandes vitrines, mas o Museu do Traje e do Têxtil como o conhecemos hoje, magnífico, é dos anos 2000 pra cá, não sei precisar a data da abertura.

Fiz somente essas três fotos do acervo de arte popular, que tem muitas peças e coisas inacreditáveis!



Mestre Abdias, Abdias Sacramento Nobre - 1910,1994. Fotos de Antônio Olavo.




Mestre Abdias em ação no tear.







Duas pinhas imensas de cerâmica vitrificada portuguesa ladeiam a entrada para um grande corredor.

4 comentários:

  1. Jorge

    Belas pinhas, da Fábrica de Santo António de Vale da Piedade, em Gaia, localidade em frente à cidade do Porto. Realmente volta-se a conformar que esta fábrica tinha um belo mercado no Brasil. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Sabia que você iria gostar! São lindas e são enormes!!!!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. quando foram criadas as PULGAS VESTIDAS?

    ResponderExcluir
  4. O sr. pode ligar para o Instituto e procurar a informação correta. Eu não sei.

    ResponderExcluir