quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Um Adorável Vestido

"Chama-se "Miriella" este adorável vestido em algodão listado preto e branco, de grande gola drapeada e saia enviesada, um modelo de Jeanne Lafaurie."
A foto está na revista Vida Doméstica de março de 1954. Amei logo o verdão de fundo e o modelo totalmente de época que jamais voltará a ser usado por uma elegante deste ex adorável planeta.
Jeanne Lafaurie foi uma costureira francesa, 1897-1982 -, que manteve durante muitas décadas seu atelier de costura em Paris.
Nunca ouvi falar em Mme. Lafaurie. O verdão da foto me levou a ela.

2 comentários:

  1. Além dos grandes costureiros, que hoje são nomes sagrados, na Paris dos anos cinquenta, abundavam outros criadores cheios de talento, hoje menos conhecidos. Era uma época de muito bom gosto, em que todas as peças de vestuário combinavam e os acabamentos eram impecáveis.

    Claro eram talvez roupas pouco práticas, mas na época a maioria das mulheres não trabalhava e havia ainda criadas para lavar e engomar essas roupas complicadas.

    Em todo o caso, eram roupas irresistíveis e o trabalho dos ilustradores destas revistas era também admirável.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luís. Dos costureiros ouvimos sempre falar deles, porém das mulheres, só se fala em Chanel, Schiaparelli, Jeanne Lanvin, Madame Grès. Essa Jeanne Lafaurie teve casa de costura durante décadas...em uma enciclopédia de moda que tenho ela não é citada. E deve haver muitas outras.
    Este modelo é uma loucura de engenhoso, só a gola consumiu 1 metro de tecido. A Lafaurie, tinha talento.
    Amo os ilustradores de moda, os fotógrafos e as cores doidas que usavam na produção das fotos.
    Acho que a Lafaurie vai abafar em 2019!
    Abraços.

    ResponderExcluir