quinta-feira, 12 de julho de 2018

O Crush e a Velha Bahia


Anúncio super bonito do refrigerante Crush com detalhe da antiga rampa do Mercado Modelo ainda com os lindos saveiros que aportavam lá nas idas e vindas para o Recôncavo baiano. Era lindo aqueles saveiros abarrotados de potes de barro e muitas frutas e frutos do mar. Hoje não há mais nenhum saveiro ali,  nem para contar a história...
Nessa época - o anúncio é da revista Seleções de abril de 1965 - ainda se associava os saveiros à Bahia, a Salvador. Hoje eu nem sei o quê se associa a esta cidade de meu deus! Tudo  mudou muito, perdeu-se o antigo feitiço desta terra.
Os prédios do antiga Biblioteca Pública e o da Imprensa Oficial da Bahia que estão à esquerda do Elevador Lacerda, já foram para o espaço, foram demolidos!!!!!!!
O Crush era um refrigerante delicioso, assim como todos os que haviam feitos à base de laranja naquela época: Sukita, Laranja Turva, Fanta e Mirinda. Quem experimentou algum desses, deve ter guardado o sabor na lembrança. 
Há séculos que não tomo refrigerante nenhum, mas sei que devem estar medonhos e sem gosto.
A fábrica da Crush - eu já comentei aqui - ficava na Av. Fernandes da Cunha, no bairro em que eu morei a minha infância e adolescência, os Mares, já quase perto do Largo de Roma. Quando eu passava pela porta da "moderníssima fábrica" que tinha um grande janelão envidraçado na frente, sempre eu olhava para dentro e via as garrafas passando, desfilando, nas esteiras, já com o líquido, para receber as tampinhas. Era um bom espetáculo para os meus dias insossos.
Tim-Tim.


Os edifícios demolidos - nos anos 70 - que se veem no antigo reclame da Crush. (Google)



Mil saveiros. Mil velas entrelaçadas cortando o azul do céu e do mar. E com direito a tomar Crusch. (Google)



Saúde, Bahia!

8 comentários:

  1. Ola tudo bem ? Muito legal seu blog, tenho muitas saudades dos anos 80, a Crush era febre aqui em São Paulo. Por favor, veja minha galeria no Instagram, eu fiz alguns porsters retro, inclusive da Crush, e vendo la para todo o Brasil. Tenho 2 latas originais americanas da Crush. Veja, www.instagram.com/mundodosposters. Marcos, São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem, amigo. Eu nem tenho Instagram, mas vou entrar para ver o seu trabalho. Como vc pode ler, a Crush e a fábrica estavam presentes no meu cotidiano na época da minha infância
    Que bom, que vc gostou do blog. Gosto de fazer blog porque é um trabalho mais discreto, entra quem quer e não me sinto obrigado a postar para agradar. Ponho aqui o que eu gosto e tudo é 99% do meu arquivo. Ficar arrastando coisas de sites e outros blogs e do Google, não me interessa.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Parabéns pelo blog! Gostaria de saber se você conheceu um guaraná chamado "Sucol". Já cansei de procurar na Internet e não encontro nenhuma imagem ou informação.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Obrigado! Não me lembro do Sucol, devia ser uma marca baiana, talvez. Vou ver se encontro alguém que conheceu.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!! Eu gostaria de saber sobre o refrigerante Sucol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Não tenho nada desse refrigerante. Lembro dele. Se eu achar alguma coisa sobre o Sucol, publico aqui. Um abraço.

      Excluir
  6. Eu gostaria de saber sobre a antiga Chadler.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, tem uma postagem aqui no blog sobre a Chadler. Procure no item Salvador na página de abertura do blog, ok. Abraços.

    ResponderExcluir