sábado, 2 de junho de 2018

Carinha e Viandada






Anúncio de 1957 na revista Seleções da Viandada Swift
Uma miséria comer, hoje, esta "carne bovina afiambrada" em latas. Mas, na minha infância, a latinha com a carne fazia sucesso na mesa...às vezes e para piorar a situação, faziam à milanesa. Imaginemos a quantidade de gordura que levávamos ao buxo!
Mas que era uma delícia, isto era! Agora nem me imagino ingerindo um treco desses, pois além de fazer muito mal à saúde é um boi, todos os restos de um boi aprisionado em uma lata, sofrimento na lata.
Ainda como carne - pouca -  mas encarar uma viandada, um kitut, deus é muito mais!
Enfim, o post é da carinha da dona de casa satisfeita em ter uma carne em lata que quebrava o galho, safava a onça - como diz minha mãe - na hora do aperto. E a latinha que era lindinha e forrada de papel.

2 comentários:

  1. Jorge

    Ri-me muito com o seu post. Também me lembro de comer essa carne enlatada quando se fazia campismo. Julgo que a última vez que comi esse sucedâneo de carne foi num parque de campismo em Madrid em 1981. As primeiras garfadas ainda me souberam bem, depois fiquei completamente enjoado.

    Creio que essa comida em lata vulgarizou-se durante Segunda Guerra Mundial, quer como ração para as tropas, quer para as populações civis, que na época passaram uma fome de rato.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Luís. Hoje comer uma carne dessas é uma insanidade, mas nos anos 60, sem culpa a comíamos adoidado e adorávamos, aliás, eu achava uma delícia. Acho que a última vez que comi foi por essa época mesmo. Aqui no Brasil tinha a marca Kitut que era a melhor, feitas de carne de boi, de porco. A lata vinha com uma chavinha do lado e abrir era perigoso, pois aquilo virava uma navalha. fritava-se ou comia-se à milanesa geralmente com macarrão ou arros e uma farofa.
    Essa comida deve ter feito sucesso durante a guerra, "compacta e nutritiva", cabia em qualquer mochila no front...as latas deviam ser disputadas pelas donas de casa loucas pra botarem alguma coisa no fogo... uma guerra para conseguir comprar. Devia ter muito roubo de lata kkkk -aquela desgraçada roubou minha lata de viandada!
    Um abraço.

    ResponderExcluir