segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018
Carnaval . Quadro de Di Cavalcanti
Esta pintura de Di Cavalcanti é a capa do livro Contos de Carnaval, antologia organizada por Wilson Louzada. Os desenhos e vinhetas que ilustram o livro são de Percy Deane. Hoje vou colocar só a capa do livro. A contracapa também tem três reproduções de pinturas que ficam para outro post, assim como os desenhos magníficos de Percy Deane.
Comprei este livro em 1975, em uma livraria que tinha na parte alta do Plano Inclinado Gonçalves que comercializava livros das Edições de Ouro. Eu adorava aquela "portinha" cheia de livros e juntava dinheiro pra comprar aquelas coleções. Como eu morava na cidade baixa, o "plano" era um de meus meios de transporte, numa época em que os finais de linha para quase todos os bairros ficavam ali pertinho na Praça da Sé.
E lá vem lembranças e memórias...
Mas, hoje, agora, o que rola aqui é o quadro de Emiliano Di Cavalcanti que, por sinal não vi pelo Google e por isso, estou reproduzindo aqui, junto com capa do livro.
Eu tomei pavor de carnaval, aliás, tomei pavor da bagunça, mas como festa e acontecimento é ou foi, um tema riquíssimo para escritores e pintores. Para os foliões, uma pena que tenha se transformado em uma festa violenta e que assusta - pelo menos a mim - e de negócios, dinheiro, dinheiro e, alegria genuína, zero.
Fico nas lembranças, nos meu papeis e no carimbo da loja mínima, uma "portinha" que era a Livraria Excelsior onde comprei o Contos de Carnaval.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário