sábado, 14 de outubro de 2017

Nova Cartilha da Doutrina Cristã










Livrinho de orações, de conteúdo bastante vasto, pois tem até aritmética, calendário católico, noções de civilidade, seleta de textos portugueses em prosa e verso e etc. Um livrinho que é um livrão! Comprei este exemplar em um brechó católico, tem o nominho da dona e a data em que foi comprado, 1952. Mas tem cara de ser muito mais velho...
É um texto de original tcheco, traduzido, passou por Porto, Portugal, foi reimpresso aqui e acabou em minha casa. Não tem o ano da edição.
As vinhetas são lindas, mas muitas delas as traças traçaram.


Mês de Maio, mês em que nasci, escaneei puxando a brasa pra minha sardinha...sou de 4, dia de Santa Mônica. Muito bom, dia da mãe de Santo Agostinho. Estou muitíssimo bem acompanhado e amparado.
É também o mês de Santa Rita "de Impossíveis" e da Aparição de São Miguel Arcanjo.





27 comentários:

  1. Preciosidade... De que ano é esta "nova" Cartilha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem a data da edição. Tem muitos livros antigos que não tem, é até comum.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Ah, sim, já percebi que não tem a data. Estranho... Podias, com um pouco ou muita paciência, digitalizar o livro inteiro e disponibilizar para download. Hehehe...

    ResponderExcluir
  3. Impossível escanear todo...corro o risco de ser canonizado depois: uma trabalheira, uma canseira. Quando eu puder, Henrique, coloco mais algumas coisas da Nova Cartilha.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lino. Infelizmente eu doei recentemente o livro para uma biblioteca católica aqui de minha cidade.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Biblioteca católica? É em Salvador? Onde fica?

      Excluir
    3. Boa noite. Não é uma biblioteca católica, é apenas um livro de orações católicas que comprei e escaneei para colocar aqui.
      Um abraço.

      Excluir
    4. Eu tenho aqui na loja Samuca Velharias no Rio grande do Sul em ótimo estado de conservação, vou colocar a foto no meu Instagram Samuca Velharias

      Excluir
  4. Eu cheguei a ler. Descobri nas coisas do meu avô quando ele tinha morrido. Peguei para mim. A parte que eu mais achei interessante é que não vejo na internet é o ofício de São francisco de Assis. Tem muitas orações e missas em latim. Eu queria a oração do ofício de São francisco de Assis. Eu perdi o livrinho. Mudei muito de casa. E como eu não estava presente no dia da mudança não tiveram o zelo de levar tudo. Fiquei muito triste por perder esse riquíssimo tesouro que pertencia ao meu avô . Era da capa azul.

    ResponderExcluir
  5. Se o ofício estiver no meu livrinho eu vou escanear e coloco aqui. Espere um pouquinho, ok?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Queria saber quando editado? Tenho um exemplar aqui na minha casa.Guardo com muito zelo

    ResponderExcluir
  7. Não tem a data da edição no livro. Infelizmente.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Tenho um de 1925...tem o nome de padre Geraldo Noebel como sendo o censor librorum

    ResponderExcluir
  9. Nessa minha edição não consta o nome do censor. Foi impressa em Portugal e, vista, aprovada e permitida por Dom Luís Antonio dos Santos que foi arcebispo primaz de Salvador, Bahia, nomeado em 1879.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Olá tenho uma cartilha da Doutrina Cristã que era da minha sogra acho que é muito antigo a capa e preta e tem Maria com Jesus no colo e José

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda me conseguir uma copcó eu pago! Preço aue for

      Excluir
    2. Eu doei o livro recentemente como já te disse.
      Um abraço.

      Excluir
  11. Por favor, publique o Ofício de São Francisco de Assis que se contém nesse livro.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, alguém já me pediu isso. Eu acho que nesta edição do livro que eu tenho não tem o ofício. Vou tornar a olhar. Se tiver, posto aqui.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho este livro. Em quanto está avaliado? Não tem rasuras. Está escrito 8010.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, não sei te informar. Esse meu não tem data de publicação.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde amigo, eu sou cabo Verdi ano, o meu pai tinha e eu a perdi, não tem como de conseguir uma cópia ou vendê-la para mim?

    ResponderExcluir
  16. Lino, eu acabei de fazer a doação de muitos livros católicos que eu tinha.
    Um abraço.

    ResponderExcluir