quarta-feira, 14 de junho de 2017

Carmen Mayrink Veiga . Castelo de Jacques Fath . Anos 50





Não costumo arrastar fotos de Carmen Mayrink Veiga do Google, de sites, blogs etc., mas, esta foto que eu vi esta manhã no Facebook na página do amigo Danian Dare eu não resisti, não aguentei, endoidei e tive que trazer aqui pro meu blog. Aqui, como sabem, eu posto as mil fotos que guardei durante anos da I e Única e só muito raramente posto coisas que não são dos meus guardados. Mas esta foto...
Já sabia que, no início dos anos 50, Carmen tinha ido com um grupo - Danuza Leão estava nele - para uma festa no castelo do costureiro Jacques Fath onde, acho, apresentaram tecidos da fábrica Bangu. Foi um auê o evento na época.
Li também que Carmen arrasou quando foi pro salão e dançou enlouquecendo a todos os presentes com a sua beleza exótica, latina, brasileira. 
Não conhecia fotos da tal da dança. Conhecia uma outra que foi capa da revista Manchete. Foto posada.
É isso. Adorei ver esta foto, esta cena que só conhecia de imaginação. Carmen com cabelão solto dançando e mandando ver!
Danian Dare é mineiro, tem uma página no Face muito legal e um blog. Ele é admirador n. 1 de Clodovil Hernandez de quem sempre está resgatando a memória e mostrando o belo trabalho do grande figurinista brasileiro.
 Obrigado, Danian por este achado da grande Carmen, a mais bela, a mais elegante brasileira de todos os tempos.
O Antiguinho agora está mais completo.


Trecho do livro de memórias de dona Yolanda Penteado, "Tudo em Cor-de-Rosa", edição de 1976, no qual a autora conta as lembranças da festa de Jacques Fath.
Na foto abaixo, dona Darcy Vargas, Alzira do Amaral Peixoto e dona Yolanda Penteado em pleno baile.





2 comentários:

  1. Boa noite. A origem dessa foto desconhece a exuberante figura feminina a bailar e seduzir, porém quando a vi logo reconheci. Sim, sou das alterosas, de onde vieram Zuzu Angel, Elisinha Moreira Salles e um monte de gente que ajudaram a construir esse país. Quanto a ser o admirador nº1 do Clodovil, não sei...o Clodovil tinha virtudes e defeitos. Numa balança um lado tende a pesar mais que o outro. Acho que eu sou um decifrador do que foi o Clodovil. Obrigado pelo seu reconhecimento pelo meu trabalho em favor da memória desse grande artista. <3

    ResponderExcluir
  2. A foto foi publicada sem dizer que era Carmen??? Quando eu vi, saquei logo, inclusive porque sei da tal festa Fath.
    Não sabia que dona Elisinha era mineira, Zuzu, sim.
    Clodovil de todos os figurinistas brasileiros é o mais badalado até hoje, sempre é comentado. E tem o fato de ele ter sido deputado. Denner está praticamente esquecido e Guilherme Guimarães, como não era popular, será em breve uma lembrança só para os aficionados em moda.
    Abraços, Danian.

    ResponderExcluir