domingo, 30 de abril de 2017

Uma Elegante Senhora Fluminense


Esta foto era dos guardados de minha avó materna que morava em São Gonçalo, Rio de janeiro. Ninguém, hoje, sabe quem seja esta senhora muito bem trajada de vestido preto bordado, ostentando as suas joias, colares, correntes - será que ela trazia, além do coração, uma figa na correntinha? - e brincos. 
Eu adoraria saber quem foi esta séria senhora toda de negro, muito elegante e com uma expressão bonita, séria e muito digna.
Há dias que estou com a imagem desta foto na cabeça e para achá-la no meio de tantas deu trabalho. Pois bem, agora ela está aqui. De Barreto, Nictheroy para o Antiguinho.

2 comentários:

  1. Jorge

    Estas fotografias antigas que se acham nos velhos álbuns familiares e que já ninguém consegue identificar são fascinantes como as pinturas dos grandes mestres. Parecem que guardam em si qualquer segredo que se recusam nos a revelar. Quem seria esta mulher idosa, bem trajada e de raça negra? Não conheço muito bem a história social do Brasil, mas até há bem pouco tempo nas novelas só mostravam os negros em papéis de serviçais. E no entanto há uma dignidade enorme nesta mulher, que apesar de velha é bonita.

    Tenho em minha casa um álbum familiar da família da minha mãe, com o qual às vezes me entretenho e tenho por lá uns quantos desconhecidos. Consegui identificar algumas das fotos com ajuda de primos mais velhos e outras por comparação com fotografias assinadas. Outros consigo perceber que são meus antepassados porque há sempre em cada família traços fisionómicos que se mantem por muitas gerações. Mas algumas fotografias resistem a qualquer identificação. Já publiquei no blog uma delas com a esperança que um dia alguém apareça e diga, olhe esse jovem era meu trisavô e chamava-se beltrano ou sicrano.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu também Luís fico intrigado e fascinado com essas fotografias antigas e por estas que estão guardadas por familiares e que ninguém lembra. Esta senhora, como falei devia ser amiga dos meus avós ou dos pais deles do Rio. Tem umas tês mais de negros, todos em fotos de estúdio demonstrando que tinham posses - pobre não ia em estúdio fotográfico. Essa senhora é incrível, a expressão, o traje. não sei se de uma das correntes pendia um óculos, será? Era uma negra de classe abastada ou média, no mínimo!
    É um enigma!
    Abraços e obrigado pelos comentários sempre ótimos que vc faz!

    ResponderExcluir