quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Três Fotos


Nas minhas andanças por ahaí, fuçando sebos, remexendo balaios cheios de livros velhos, acabados, ditos inúteis e que se vendem por qualquer real, encontrei o livro católico A Tua Religião na Tua Vida de Gaston Dutil, edição de 1965. Ilustrando os textos, várias fotos e, essas três que estão aqui, eu achei sensacionais e por causa delas comprei o livro.
A primeira é uma puxada de rede, cena bem típica da Bahia do passado com seus musculosos e lindos pescadores negros trazendo à praia a pesca do dia. 
A foto é retocada. Será um original de Pierre Verger retocado??
Fico vendo esses homens, todos vestidos com calções de algodão amarrados à cintura por um cordão...a indumentária do pescador de antigamente era assim. Hoje quem se veste assim para pescar? Nenhum pescador, com certeza. 
Hoje o calção - ninguém mais fala essa palavra - é short e ele é sintético, shorts sintéticos medonhos, esquentam, um horror! Acho que até o peixe agora é sintético.
Nenhuma das três fotos tem créditos no livro: anônimas e maravilhosas.


Esta outra é um sonho anos 50, um alegre passeio por jardim público com tulipas, muitas tulipas e carros e gente encasacada, costumes pesados. Há shorts e há casacos na vida.


A última foto é uma agradável praia com cadeiras e guarda sóis, ninguém tá trabalhando, ninguém tá fazendo a pesca do xaréu pra sobreviver. Vestem sungas e maiôs de helanca. Lazer de classe média numa praia qualquer.
Três fotos e três mundos diferentes. E extintos.

4 comentários:

  1. Realmente, são fotos belíssimas! Quero morar nelas!

    ResponderExcluir
  2. Idem ,idem, Lilian. Puxar uma rede, passear num jardim de flores e descansar numa praia.Tudo de época.

    ResponderExcluir
  3. Estou apaixona pelo seu Blog! Descobri por acaso, acho que por causa da Divônica Carmem, estou aos poucos abrindo suas páginas, nossa, que capricho, que delícia! Estou adorando tudo!

    ResponderExcluir