terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Barão Max Von Stuckart


O barão Stuckart, era o dono da Boite Vogue e o dono da noite carioca entre os anos 40 e 50. Aqui nesta foto da revista Rio Magazine de julho de 1954, ele está com três senhoras do high society da época, todas em estampado e sentadas em sofá também estampado, portanto, todas estavam forradas e combinando com o estufado.
Chiquérrimas!
Quem quiser saber mais sobre o barão e a sua importância na noite elegante do Rio é só ler o A Noite do Meu Bem, livro de Ruy Castro. Aliás, o livro é a história do Brasil dos anos 40 aos 50 contada através dos personagens da noite carioca, das casas noturnas, dos shows e tendo como fundo musical o samba-canção.
O livro é ótimo e me esclareceu muitas dúvidas à respeito de músicos, cantores e cantoras, compositores, músicas e, sobre este barão Stuckart, que veio parar no Brasil e conseguiu fazer do seu Vogue, mais do que uma boite, um lugar onde tudo acontecia ou que, para acontecer, tinha que passar por lá.
Bons tempos o do barão!




2 comentários:

  1. O Barão Max Von Stuckart viu o seu mundo ruir no incendio que consumiu o hotel Vogue em Agosto de 1955. No entanto, logo após o Barão foi contratado pelo Sr. Ruben Berta, então presidente da Varig para organizar a cozinha refinada, requintada da Varig internacional, assim criando um novo conceito em viagens internacionais. A Varig ficou conhecida como tendo um dos melhores serviços de bordo do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Acho o barão um personagem interessantíssimo! Como chegou no Brasil, a época em que viveu e a noite caroca que ele comandou por tanto tempo.
    Obrigado, Anônimo, pelas informações.
    Abraços.

    ResponderExcluir