domingo, 13 de dezembro de 2015

Minha Santa Luzia . A Igreja do Pilar e a Procissão de Santa Luzia . Salvador . 2015


Minha imagem de Santa Luzia, imagem que me intriga, por me deixar em dúvida sobre a sua época, ou ela é muito antiga, final do XVII ou é do XIX. Tem características das chamadas imagens de "caras de macaco", aquelas feitas por artesãos não muito hábeis na escultura, imagem popular, ou características do XVII quando as imagens não tinham movimento, eram meio toscas, eretas e o panejamento reto e simples. Nesta a vestimenta já tem até uma movimentação e a pintura é original, um estofamento bem ingênuo.
Pode ser que ela seja do XIX feita de carregação por algum santeiro não muito hábil. Mas não acredito. Duvido. 
Perguntas...
Mas a imagem me diz que seja, pelos detalhes da escultura, o cabelo em ondinhas, por não estar apoiada em peanha, de ser feita em um único pedaço de madeira que seja do final do XVII. Cara de macaco autêntica. E não uma imagem mal executada, mal feita do século XIX.
Enfim, seja do XIX ou do XVII ela é maravilhosa! A salva nas mãos com os olhinhos...é linda a imagem.
Minha avó, era devotíssima de Santa Luzia. Na alça do soutien ou na alça da combinação usava sempre, pregada com um alfinete de pressão, uma plaquinha de prata- uma salvinha - com os olhos da santa. Tipo um ex-voto. Não era uma medalha.
Onde andará esta salvinha?????
Salve Santa Luzia. salve 13 de Dezembro!
Aqui em Salvador tinha festa grande, com barracas de comidas e bebidas, muito samba,  que foi diminuindo. Mas continua a procissão ainda bem bonita e acompanhada de muita gente. Hoje, aliás a semana inteira que antecede a festa, muitos fiés vão lá banhar os olhos na fonte ao lado da igreja.
Uma amiga foi hoje lá, mas eu não me animei. Um calor!!!! Minha amiga é devota de Nossa Senhora do Pilar, igreja, aliás, que  abriga a devoção de Santa Luzia. Muita gente chama a Igreja do Pilar de Igreja de Santa Luzia por causa da devoção, por causa da fonte que jorra com a água milagrosa de Santa Luzia.


 Ereta.
O véu curto. XVII.
??? 


 A salva com os olhos.


 Expressão dura. Enfezada. A chamada Cara de Macaco.
Tinha um pintor baiano, Mirabeau Sampaio, que fez uma grande coleção de imagens domésticas de santos "caras de macaco". Até há pouco tempo as imagens estavam em exposição no Museu de Arte Sacra. Eu fui ver. Uma beleza!!!
Não sei se as peças foram doadas para o museu pela família Sampaio ou se estavam emprestadas. 
Dizem que ele- o pintor- passou a vida inteira a buscar e a comprar essas imagens.


E é assignada!!!!! Quem será esta criatura???? Luis P.C.
Espero que não venham me dizer que é obra de um artista contemporâneo aqui do Nordeste. Imagem popular! Não que eu não goste, tenho até algumas, mas quero minha Santa Luzia de época. Do XVII. De Circa do XVIII. Quiçá do XIX.

E hoje saiu uma matéria no Correio da Bahia sobre a Igreja do Pilar que foi totalmente restaurada com fotos do mobiliário da igreja também restaurados e que estão sendo entregues.
O cemitério que fica ao lado da igreja também foi restaurado e, diz a matéria, que irá se transformar em centro cultural, mas que não vai haver shows... 
Então, não restou nada das famosas catacumbas, jazigos perpétuos...onde foram parar?...Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, que tudo vê, devem saber.
Se abrisse para shows o cemitério era realmente de se dizer: "só faltava essa!"
Já pensaram: "Tira o pé do chão galera" neste lugar!!!!!



 Escabelos.
 Criado-mudo.


Confessionário do século XVII. Arraso!


 Foto, hoje, no Jornal A Tarde. E a igreja está linda! A última vez que fui lá estava caindo aos pedaços, um horror!

 Foto, hoje, no Jornal Metrópolis. Muita gente, que bom!!!!

 Foto acima e as abaixo, hoje, no Jornal A Tarde.
Esta é a Bahia! 
Estas foto traduzem bem como ainda é a fé do baiano nos seus santos. 
Apesar de tudo e de muitos...








E a fé continua.



Nenhum comentário:

Postar um comentário