domingo, 1 de novembro de 2015

Frans Krajcberg . O Grito do Artista







Enquanto estava na Corte - Rio de Janeiro - li em O Globo esta matéria de 06.10.2015 e fiquei mais admirador do artista e pensador, sim!  pensador Frans Krajcberg e pela lucidez com que ele fala do Brasil, do mundo e seus problemas atuais mais graves, os quais concordo e constato assim como ele: a falta de cultura, a crise moral, a alienação das pessoas, o descaso com o planeta em relação à sua conservação, ao clima. Etc. Etc.
Triste fiquei de saber um pouco sobre a sua vida, porque não sabia que ele era uma pessoa só, sem família, um sobrevivente da Segunda Guerra Mundial. Triste fiquei em saber que a sua defesa pela preservação do lugar em que mora há muitas décadas, na Bahia "de meu deus", o fez por lá uma persona non grata, mal vista, maldita e ameaçadora (!!!) no local, devido ao seu trabalho de preservação. Triste. 
Triste fiquei em saber das agressões à sua pessoa, ao roubo de um "cordão", única lembrança material da mãe. Crueldade.
Bem, sei que ninguém mais para para ler, pois agora só se veem figuras, imagens e textos só os curtos ou legenda mesmo, mas, quem quiser "perder" um tempinho e "ganhar" um pouquinho da sabedoria de Krajcberg é só ler o texto desta matéria do jornal que eu trouxe do Rio, escaneei e recortei para colocar aqui.
O sentimento que sinto eu expresso com uma frase já tão usada e banal em relação a muitas coisas e pessoas: "o Brasil não merece...". 
Lá vai ela: O Brasil não merece Krajcberg.



2 comentários:

  1. Eu li com prazer, sou uma fã absoluta de Krajcberg, fiz um trabalho sobre ele com meus alunos na escola em que dou aula. Obrigada por compartilhar.

    Inez

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei tão impressionado com a matéria que trouxe o jornal do Rio para escanear.
    Quanto sofrimento ele passou e, ao fim, enfrentar o pior, a insensibilidade, a truculência de gente só interessada no pedaço de terra que ele preservou.
    Li na imprensa que um grupo indicado por ele irá gerir o seu acervo e o pedaço da floresta que ele preservou. O governo da Bahia também está na jogada.
    Vamos acompanhar e ver o que vai dar, no futuro, o presente que Krajcberg deixou para os brasileiros: a mata preservada, ou que deveria ser, as esculturas, a consciência ecológica e ambiental e a lição de humanidade.
    Um abraço. Inês.

    ResponderExcluir