terça-feira, 4 de agosto de 2015

A Mulher em Círculos


Fui ao Google dar uma olhada nas obras Belmiro de Almeida, pintor brasileiro - 1858-1935 - conhecido por seu famoso quadro "Arrufos" reproduzido em todos os livros que trate sobre arte brasileira no século XIX e me deparei com este "A Mulher em Círculos" de 1921, pintura de influência futurista.
Adorei este quadro, esta senhora sorridente antiga e moderna!
E o Arrufos que eu amo... 


"Pouco conhecido do público geral, Belmiro de Almeida é muito admirado pela qualidade de seu trabalho e pela inovação de suas propostas na arte do país.
Ao usar cenas cotidianas e personagens da vida comum urbana como temas de sua pintura, causou impacto no meio artístico e, com isso, fazendo uma ponte com as vanguardas do século XX".
Belmiro de Almeida foi pintor, desenhista, caricaturista, escultor, professor e escritor.
Ô Brasil, ô terrinha que já deu tanta gente talentosa e de categoria!!!

2 comentários:

  1. Antes de mais nada, Jorge, parabenizo-o por este blog por demais interessante! Diariamente, como a praticar uma "religião", abro o site para ver a última postagem! Mas o que me leva a abrir o comentário de hoje é uma correção a ser feita: o artista a que se refere é Belmiro de ALMEIDA, e não de Oliveira, como citado. Um abraço virtual para você, este "ser de truz, de jaez, de escol".

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, C Maria!!!!! Por esses dias olhando um livro didático de Língua Portuguesa revi o quadro de Belmiro de ALMEIDA, depois entrei no Google para buscar outras coisas, saber da vida dele...
    Será que eu estava, ontem, com Dalva de OLIVEIRA na cabeça e embanananei tudo???KKKKKKKK
    Abraços e obrigado!!!!!!!

    ResponderExcluir