sábado, 3 de janeiro de 2015

Estampa de Santo Antonio de Pádua


Reiniciando os trabalhos para o ano de 1915 aqui no meu congá virtual, começo com uma estampa do meu, do seu, do nosso Santo Antonio, um dos santos mais populares e queridos pelo brasileiro. 
Nas terças feiras na Igreja da Piedade são rezadas missas o dia inteiro e sempre lotadas. Gente saindo pela porta, assistindo à missa na escadaria de Lioz. Finíssimos!
Esta estampa, que deve ser do século XIX, eu comprei no ano passado, 14, e, como estava amassadinha, deixei dentro de um livro para estirar.
Os livros além de ilustrar cabeças e, em cima da própria, tornar elegantes aqueles que pretendem sê-lo, servem também de prensa deixando com cara de novo o antigo.
Quantas utilidades têm um livro, não é mesmo, querido telespectador?
Estas estampas de santos chamadas images pieuses, eram muito comuns nos lares católicos.Toda casa de truz, de linha, tinha uma, ou trezentas, a depender do número de devoções e do poder de compra da família.
Esta linda estampa de Santo Antonio deve ser francesa. São no mesmo estilo das alemãs assignadas por Leiber.



A marca do fabricante no canto inferior esquerdo.

4 comentários:

  1. Que legal!!
    Gostei muito!
    Gosto muito dessas imagens.
    Herdei várias dessas imagens das minhas tias-avós e todas eram da minha tataravó (incluindo essa de Santo Antônio).

    ResponderExcluir
  2. João vc é um felizardo! É uma maravilha ter estas estampas. Essa eu comprei e quando acho compro logo! Estão ficando raras. Amo!!!
    Parabéns pelo seu acervo deve ter coisas ótimas! Cuide bem dele!
    Obrigado, abraços.

    ResponderExcluir
  3. É linda, não é? Por enquanto, não, sou louco por ela, mas quando começar a me desfazer de tanta coisa que tenho, dou um jeito de avisar por aqui.
    Abraços. Rezemos a Santo Antonio!

    ResponderExcluir