segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Cacilda Becker em Tom de Cinza




Ah, Cacilda Becker!
 Acho que foi a melhor, a mais incrível atriz brasileira. Mas, penso em Tonia, Fernanda, Bibi, Natália, Tereza, Glauce, Dina, enfim, uma renca de atrizes maravilhosas que atuaram em uma mesma época, foram contemporâneas, conviveram e trabalharam juntas. 
Era uma fartura de grandes atrizes. Todas eram "filhas", todas vinham na tradição de Dulcina de Morais, da Henriette Morineau, de Alda Garrido, de Eva Tudor. De Dercy.
 Hoje há uma fartura de péssimas atrizes, uma renca de atrizes péssimas, que não dizem uma frase com a intenção correta, não sabem o peso das palavras e não entendem o texto que dizem, se é que estão representando algum texto que preste.
E são uma geração espontânea-linha muriçoca- aparecem do nada e somem também, evaporam de uma hora para outra. E são todas de televisão, todas carinhas bonitinhas ou cortadinhas no bisturi pra aparecerem melhor.
Um horror!
Me lembro de Cacilda em duas novelas da Tupi, no filme Floradas na Serra-completamente estrela-,  e nas peças que eram gravadas em estúdio e passavam aqui na TV Itapuã.
Ela era uma coisa. Não sei nem como descrever a sensação que eu tinha quando via Cacilda atuar. Era um negócio!
Infelizmente morreu tão cedo. E a irmã, a Yaconis, morreu com quase 90! Coisas...
Tenho muitas fotos de Cacilda nos álbuns de meu deus. Vou escaneando aos poucos e jogando aqui esses meus papéis velhos, mas que ainda dão caldo. Se prestam pro reciclo.
 Um reciclo de truz, evidentemente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário