segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Passeio Antiguinho . Busto do Colégio ICEIA

 Adoro um busto de bronze...Este encontra-se na entrada do Colégio ICEIA. Abandonado. Uma tristeza!!! 
Será Isaías Alves???
Estive lá recentemente, levei minha xereta, mas não me deu vontade de fotografar NADA. Estava tudo uma tristeza!
Só o busto abandonado no meio do abandono mereceu o meu clique.
Um dos olhos parece que alguém futucou para danificar. Enfiado na boca tinha um papel vermelho de bala, chocolate ou sei lá o que seria. Repito, o busto estava uma tristeza!
Soube recentemente - setembro de 2018 - através de um estudante de Restauro, que o busto em questão é de autoria do escultor francês Félix Charpentier (1858-1924) e datado de 1910, mas que não é de Isaías Alves e que poderia ser do Barão de Macaúbas, mas, segundo o mesmo informante, do Barão também não é. Quem será então???
Gostaria de saber que personagem histórico serviu de modelo para este busto tão bonito e por que ele foi entronizado no ICEIA.


14 comentários:

  1. Não é Isaias, É o Barão de Macaubas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também não se trata do Barão de Macaubas, o Abílio Cesar Borges.

      Excluir
    2. Quem será????
      Mesmo não se descobrindo de quem seja e o autor do busto ele uma perfeição, é lindo demais!
      Um abraço e sucesso nas pesquisas.

      Excluir
    3. Valeu Jorge!
      Já se levantaram tantos nomes.
      Frederick Mistral
      João Alves Portela
      Gratuliano de Aquino, dentre tantos.
      Estamos pesquisando ainda. Se souber algo nos informe.
      Obrigado

      Excluir
    4. E o busto não se parece com nenhum dos três?
      Esse busto é babado!!!
      Abraços!

      Excluir
  2. Não sabia!!! Julguei que fosse o Isaías Alves mesmo. Obrigado pela correção.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Santori, Eu continuo a pesquisar quem a personalidade retratada no busto pelo escultor Francês Felix Charpentier. Eu já sei de quem se trata, porém, preciso certificar-me, pois o retratado tem uma família grande. Nas minhas pesquisas não se refere a ele utilizando o nome completo. Hoje estou dando mais um passo. Vou ver se encontro um livro q pode me dá um norte, quanto ao nome completo.
    Certamente, sou eu o estudante de restauro acima explicitado. Boa sorte pra mim. Estpu bem perto de elucidar o mistério.
    Abraço. nc-servicos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Que bom que o retratado está sendo descoberto...estou curioso!
    Boa pesquisa e investigação!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Santori, a luta continua.
    Como vc costuma dizer: Um babado!
    Estamos agora aguardando um ex- estudante q diz ter algumas fotos e q possivelmente, dentre tantas, tem o busto com a placa. Muito particularmente, eu creio q ele deva ter a do outro busto em frente, a do Abílio Cesar Borges, o nosso Barão de Macaúbas.
    A busca continua companheiro.
    Em breve, vc vai poder mudar esse status de "busto ou retratado desconhecido"
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Nivaldo. Não me lembro do busto de Abílio...tomara q o cara tenha fotos para ajudar a identificar este daqui. Que coisa enrolada!!!!!
      Sucesso. Abraços.

      Excluir
  6. Estamos chegando perto. A pesquisa continua.
    Amanhã vou ter algumas respostas e logo q descubra faço questão de informar ao amigo e aos seus seguidores.

    ResponderExcluir