domingo, 18 de maio de 2014

Carmen Mayrink Veiga, Irene Singery, Nina Chaves e Pedro Leitão



 Uma das muitas fotos de uma grande entrevista dada por Irene Singery para a revista Interview de 1989.
Quando Irene lançou o disco dela_ainda era LP_ nessa época, tratei logo de comprar. Ela canta super bem, repertório ótimo e os arranjos de Oscar Castro Neves são lindos: bela moldura para a bela voz de Irene Singery.


 Que dupla!!!!! Carmen e Nina Chaves, jornalista que tinha uma coluna social magnífica em o Globo. Escrevia lindamente, com humor e  ironia. Ela sabia de tudo e escrevia sobre tudo!
Tenho um livro de crônicas dela, o Paris via Varig que é muito bom. Deveria ter escrito mais, se dedicado mais a crônica como fez Elsie Lessa.
Infelizmente ela parou de escrever. Sumiu!
Onde andará Nina "Chavs"? Em Paris????

E Carmen, pra variar, linda!

10 comentários:

  1. Nina Chavs após 27 anos morando em Paris voltou ao Brasil,mora com sua filha Valéria no Alto Leblon...Nina sem dúvidas fez um jornalismo moderno e inovou a maneira de documentar a Moda Brasileira trazendo a tona nomes de estilistas,cabelereiros etc...etc... fugindo dos antigos textos onde não se tocava no nome de quem fazia a moda fotografada.NINA INOVOU E FOI UMA REVOLUCIONARIA FASHION NA IMPRENSA BRASILEIRA!.....José Augusto Bicalho.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, José Augusto. O texto dela era muito bom, a coluna nunca foi só de notícias do society carioca, tinha de tudo e tudo escrito com fino humor.
    Que bom saber que ela está no Rio!!!
    Será que não quer ter uma coluna novamente??? Ia arrasar!
    Abraços, obrigado pelo comentário ao meu post e abraços em Nina!

    ResponderExcluir
  3. Jorge NINA CHAVS *quietinha* no Leblon vê hoje soluções fashions na nova imprensa que ela fazia por intuição e super conhecimento.NINA é nossa Dianna Vreeland....JASBICALHO

    ResponderExcluir
  4. Nina Chavs por ser uma mulher muito inteligente e bem informada fazia uma coluna muito boa, uma delícia para ler. Bons tempos de Nina na imprensa do Rio, do Brasil.
    Você que é amigo dela, faça com que ela saia da toca e crie um blog. Hum..Seria ótimo, não??? Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Jorginho, penso que não existe mais mulheres como Carmem e essas amigas...que elegância, que belas.

    ResponderExcluir
  6. Jorginho, penso que não existe mais mulheres como Carmem e amigas.
    Que elegância ....Carmem lidíssima.

    ResponderExcluir
  7. Também acho. Elegância em todos os sentidos é coisa rara. É Zezeca??????

    ResponderExcluir
  8. MORRE NINA CHAVES - Segundo deixou a entender a postagem de sua filha Valéria, morreu no dia 21 de julho de 2023 a jornalista Nina Chaves, que também se assinou Nina Chavs em sua página de O Globo.
    Nina foi uma das mais respeitadas jornalistas de moda e sociedade da imprensa brasileira, a partir da década de 1960. A ponto de ter sido homenageada na canção "Café Soçaite", escrita por Miguel Gustavo e gravada por Maria Bethania, que termina dizendo "Como é que pode, Nina Chaves conta".
    Em 04 de janeiro de 1964, como editora, lançou -- inclusive batizando a publicação -- o caderno Ela no O Globo.
    Antes de ir para O Globo, Nina morou em Londrina. Escreveu para a "Folha", foi corrêaespondente do Jornal O Estado de São Paulo e da revista "Visão".
    Em 1977, reuniu no livro "Paris, Via Varig", as crônicas que escreveu da França, nos quatro anos que lá passou.
    Na nota publicada no Facebook, Valéria Chaves cita sua mãe tendo nascido em 21 de outubro. "Sem ano de nascimento porque vai viver para toda a eternidade em meu coração", disse.
    Depois de deixar o jornalismo, Nina voltou a morar em Paris, por 27 anos.
    Estava de volta ao Brasil, tendo sido diagnosticada com a doença de Alzheimer.

    ResponderExcluir
  9. Marcio, boa tarde, obrigado por me informar sobre a morte de Nina Chavs, de quem amava as crônica sociais escritas por ela para O Globo. Amo o livro Paris Via Varig que tem crônicas simplesmente geniais. Tenho também algumas coluna dela do jornal O Domingo Ilustrado de 1971 no qual ela colaborou desde o primeiro número.
    Uma jornalista incrível, escrevia muito bem e com muito, muito charme. E fez escola por aí! Em muito textos que leio sinto a marca Nina Chavs.
    Um abraço.

    ResponderExcluir