quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A Missão Abreviada . 2


A Missão Abreviada, livro de quase 150 anos que comprei em um sebo. A missão é agora prolongada. Talvez se eu não tivesse comprado já teria ido pro lixo, pois a aparência do livro não era muito pra vendável.
Mas eu gostei justamente da aparência "deplorável", acabada e, quando vi a data de impressão, tratei de adquirir!
Ele está como comprei. Impossível dá uma melhorada, pois ele já estava restaurado por seu antigo dono que uniu os cadernos e costurou alinhavando à capa. Parece um livro medieval, um livro de mosteiro.
A capa é de couro e me parece que já sofreu com umidade e talvez um possível incêndio: está inchada e retorcida.
As páginas, graças a deus e a Nossa Senhora, a traça não passou deixando os seus lindos rastros prateados no texto, mas passou pelas bordas, assim como as baratas e, acho, ratos e camundongos.
Quem está passando agora por ele agora, sou eu, o homem, talvez o mais peçonhento dos seres vivos.
O livro está quase todo completo, faltando algumas páginas do aditamento que vai até a de número 266, mas tem um fragmento solto no livro da pág 272. Não sei a quantas páginas iriam.





































Adorei essa instrucção 27 sobre a inveja que considero uma desgraça, uma lástima, o pior sentimento que um ser humano possa ter. As pessoas invejosas são horríveis e é um defeito que parece uma má formação de caráter e uma doença. Incurável!
A instrucção 28 é sobre a Preguiça...aí é diferente...Não sou preguiçoso, mas sou indolentérrimo pra certas coisas e com a idade avançando, já passei dos 16, me dá uma preguiça...uma vontade de ficar no alpendre de minha casa de campo,na minha cadeira de balanço admirando o horizonte,a paisagem de minha propriedade...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk















12 comentários:

  1. Acabei de ver as fotografias que colocou aqui. Muito grato.
    A edição que possui, de que lhe faltam algumas páginas, incluindo a de rosto, é a 11ª (décima primeira) ed. de 1878, a que está acoplada a 5ª ed do Additamento de 1876, com, de facto 276 páginas.

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite. Eu ganhei do meu falecido avô, Um livro desses. É a relíquia minha. Muito bom saber que este livro não foi extinto. Ana Priscila Haile

    ResponderExcluir
  3. boa noite. não sei se ele foi reeditado. este é do século XIX.é um livro muito bom! abraços.

    ResponderExcluir
  4. gostei dmais vc pod mim dizer q site eu encontro esse livro
    obrigado!!!

    ResponderExcluir
  5. Não sei, mas tem uma pessoa que se identificou como Emergente-comentário acima- que é um estudioso da obra. Entre em contato com ele, ok?
    Abraços e obrigado pelo acesso.

    ResponderExcluir
  6. AMIGO, VC TEM FACEBOOK E WHATSAPP? MEU CONTATO: (84) 988564434 MEU WHATSAPP: 986067823 MEU NOME É GERALDO SOARES, SOU DE MONTE DAS GAMELEIRAS/RN. O MEU SONHO É TER O LIVRO DA MISSÃO ABREVIADA E O ESCUDO ADMIRÁVEL (DE NOVENAS E TREZENAS) DO MESMO AUTOR: PADRE MANUEL JOSÉ GONÇALVES COUTO. FICAREI NO AGUARDO, PRA VOCÊ ENTRAR EM CONTATO COMIGO.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um livro igual, completo , de 1867. Meu email leninhamorgado@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Helena, esta edição é de 1876, o livro está bem usado, foi bem usado, é todo costurado com linhas aparentes o que lhe dá um charme especial. Vou seguindo guardando este exemplar de a Missão Abreviada que calhou de ficar comigo.
    Um abraço e cuide bem da sua edição.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho esse livro um verdadeiro tesouro

    ResponderExcluir