terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Panno Rápido - Tecido Carne-Seca

 Entre uma Beatriz Segall e uma Lurdes Mesquita, uma pausa com amostras de tecido carne-seca com suas estampas sobrepostas formando desenhos e imagens lindas.
O carne-seca é aquele tecido que fica por baixo da rotativa onde são despejadas as tintas para a estampagem do tecido. Ele vai recebendo todas as impressões e acumulando as tintas com as variadas cores. E, nesse processo, vira o carne-seca, um tecido que não tem uniformidade nenhuma na estamparia e nas cores e a sua beleza reside justamente nisso: a superposição das cores e de estampas. E tem cada carne-seca!!!! Formidáveis. Lindas.
Gosto de comprar, fazer a bainha e usar como forro para cama...fica aquelas estampas ENORMES por cima. Inteirona! Adoro!
Tenho várias, pois não consigo controlar os meus impulsos quando vejo uma estampa totalmente louca e absurda! Compro.
Um amigo meu, há séculos, fazia roupas e bolsas. Foi ele quem me apresentou às carnes-secas e amei.
O único inconveniente do tecido é que, às vezes, alguns deles por receberem tanta tinta ficam duros, parecendo lona...Aí, tem que colocar de molho durante dias e melhora...um pouco. Já outros são bem leves.
Bem, adorei dar essa aula sobre carne-seca.
Na casa de Lurdes Mesquita ela não deve entrar!
 
 Carne-seca de bolas. As bolas da frente? e do verso? São totalmente diferentes. O bom desse tecido é que aquilo que pode ser a "frente" dele a parte de "trás", muitas vezes, é mais bonita.
Enjoou, troca de lado!
Outra coisa legal na carne-seca é que o tecido é de algodão.Puro. Se não fosse, seria um horror e não prestaria.
O preço: é baratíssimo.

 Esta de botões de flores é um arraso e o verso-os 3 abaixo- são completamente diferentes.




 Estampa papagaio. Cláudio Tozzi perde pra carne-seca. E será que ele ainda está fazendo papagaios????


O verso? do papagaio...beleza!


Carne-seca de florzinhas, uma mamãe Dolores simplesinha...mais simples ainda???

O verso? da Dolores.

 E tem mais carnes-secas a virem por aí...




8 comentários:

  1. Oi, onde você encontra esses tecidos? Tem algum endereço no Rio de Janeiro? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Sou de Salvador. Por aqui tem muito tecido carne seca nas lojas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge: não vejo aqui em Maceió. Como faço pra conseguir por aí?

      Excluir
  3. Maria Helena, tem um tempão que não tenho visto o carne seca por aqui que era tão comum. Vou dar uma olhadinha por umas lojas e deixo comentário aqui, certo? É lindo o tecido, cada estampa maluca, sobreposições de estampas, tudo misturado,eu adoro!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mora em Ilhabela, litoral norte de SP, por favor onde posso comprar esse tecido.

      Excluir
  4. Ele é vendido em todas as lojas daqui de Salvador, Feira de Santana etc. Mas, ultimamente não tenho visto em nenhum lugar. Como ele é de algodão e hoje é tudo misto, não sei se é isso, se a impressão agora é digital??? será? Este tecido, como eu falei era o que ficava por baixo das impressões e recebia todas elas e todas as tintas gerando esses desenhos e mistura de cores incríveis. Eram super baratos, devido à quantidade de tinta eram bastante duros e serviam para fazer bolsa, artesanato. Eu comprei vários e forro camas, fiz toalhas de mesa etc.
    Infelizmente Maria eu não tenho visto o carne-seca nas lojas. Se eu encontrar dou um toque pra você e pra todos que me pedem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Me lembro quando era criança, minha mãe comprava desse tecido e, por ser mais barato a época, fazia calção (short) e camisa para eu e meus irmãos...😊

    ResponderExcluir
  6. Antonio. Sim, o carne-seca era um tecido barato e muito lindo. As superposições de tinta com as estampas se misturando davam imagens belíssimas. Eram de puro algodão. Nas lojas o carne-seca ficavam amontoados sobre um balcão como tecidos inferiores para uso em artesanato, bolsas, sacolas, mochilas ou mesmo para os shorts - os calções - como bem v bem se lembra.
    Infelizmente esses tecidos carne-seca desapareceram. Até as chitas agora são de tecidos sintéticos...e as lojas de tecidos em relação a anos passados são muito poucas. Algodão puro é muito caro. Antigamente tudo era de algodão. Hoje não há mais nem as carnes secas e nem as gordas.
    Boas lembranças as suas. Obrigado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir