sábado, 7 de dezembro de 2013

São Crispim e São Crispiniano


Comprei essa estampa antiga de São Crispim e São Crispiniano, dei uma restauradinha e, antes de colocar na moldura, escaneei para colocar aqui. Amo essas estampas! Tenho uma de Santa Bárbara autêntica de Leiber, uma de Nossa Senhora do Parto, São Cosme e São Damião, o Sagrado Coração de Jesus e outras...A devoção a São Crispin e São Crispiniano, padroeiro dos fabricantes de sapatos e dos sapateiros era muito forte. Se comemorava com caruru aqui na Bahia. Havia também as santas Crispina e Crispiniana... Hoje a comemoração é mais discreta. 
Bom, entrei na "casa de Noca" (Google) pra ver se havia estampa igual a que comprei e não encontrei. Achei igual, mas  não do tipo das estampas clássicas como a minha. Aqui está lá é uma outra reprodução. Aproveitei, fiz um arrastão de imagens dos santos irmãos e achei coisas lindíssimas e estou colocando aqui. 
Imelda Marcos, a ex-primeira dama filipina e louca por sapatos, deve ser devota deles, com imagem entronizada no closet e tudo. 
No mais, muitos sapatos para todos nós!








"Iguar qui nem" a minha estampa...




Devotos em procissão. Será Portugal??? Vi outras fotos dessa comemoração e todos estavam de preto. Deve ser a cor dos santos ou da irmandade.






Salve 25 de Outubro!








Nessa imagem ele, Crispim ou Crispiniano, está com as vestes levantadas mostrando o pé. Não conhecia essa representação.




Que bela essa pintura ilustrativa da vida dos santos.Uma coisa!!!




Arraso!!!


Abaixo, um link de mais uma postagem dos santos irmãos que coloquei posteriormente aqui no blog.

crispim e Crispiniano

8 comentários:

  1. Que eles abençoem os Louboutins e os Blahniks da vida.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, eu tô impressionado com essas fotos antigas, eu sou devoto de São Crispim e Crispiniano, adorei...Vou add essa página aos favoritos...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Marcelo. Tem uma outra postagem aqui no blog dos santos irmãos. Acabei de colocar o link nesta página.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. A minha estampa é linda.
    Salve São Crispim e São Crispiniano!
    Obrigado,
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Eu ja vi fotos de crispin crispiniano Quando eu era criança em que eles tinha os cabelos compridos nos ombros e erram louros e no auto tinha o ceu com uma grande igreja que representava o reino de deus

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, essa imagem que vc descreveu eu nunca vi, geralmente eles são retratados em seu ofício de trabalho com o couro.
    Um abraço.

    ResponderExcluir