quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Ramos Melo - Entalhador Pernambucano


 
Há uns três anos comprei esses dois entalhes do artista Ramos Melo. Fiquei alucinado pelos trabalhos e curioso de saber quem era esse artista que eu julgava ser baiano. Entrei na "casa de nóca" - o Google - e não encontrei nada em referência a ele. Liguei pra casa de Zu Campos, entalhador que tem atelier na Ladeira de Santa Tereza, e ele me deu  informações, poucas, sobre Ramos Melo: era de Pernambuco, veio morar aqui na Bahia onde trabalhou muito fazendo entalhes para instituições, bancos etc. Elogiou muito o trabalho dele, mas que, infelizmente, tinha morrido muito cedo. Esses trabalhos que comprei são lindos, cheios de detalhes e símbolos. Ele gostava de uns SSS, o que seria???Os dois são contornados de azul cobalto. As figuras tem olhos enormes...Apesar de ser um trabalho com tema popular, o artista tinha domínio da técnica, tinha uma linguagem e estilo próprios. Os dois entalhes confirmam isto. Ele não era um qualquer.
 

"Ele trabalhou para bancos..." Me lembrei das agências bancárias dos anos 60 e 70 que eram decoradíssimas com obras de arte, muitos entalhes cobrindo paredes, esculturas, pinturas, Tudo muito chique, uma coisa! Hoje é aquela pobreza de fórmica fosca e plástico. Tudo igual e todas iguais. Podres.


 
Este acima é de 1976. As bandeirolas neste trabalho lembram Volpi. Mas estas são de Ramos Melo - personalíssimas - que também usava elementos do folclore popular em seus trabalhos. O tradicional e o moderno misturados. Ele era um entalhador de características modernas, não era convencional e nem mesmo regional. Os entalhes são cheios de significados que intrigam a quem aprecia as obras. Universal eu diria ser o trabalho de Ramos Melo.


 Este acima, é menor, de 1971. Está menos conservado que o anterior, mas não importa. Quero mais Ramos Melo na minha casa!

Recentemente a sobrinha de Ramos Melo, Patrícia Betânia entrou em contato comigo e me mandou uma foto do artista, que eu não conhecia, e imagens de alguns trabalhos dele.
Agradeço a Patrícia Betânia pela gentileza e, agora, os admiradores de Ramos Melo poderão apreciar mais essas obras geniais do artista que seguem abaixo.






E a foto do artista e grande entalhador pernambucano, Ramos Melo.


Hoje, 19.07.2023 recebi um e-mail de Walter Anliker com imagens de trabalhos do artista Ramos Melo dos anos 80. Nessa época Walter morou na Boca do Rio, em Salvador, ficou amigo do artista e tiveram uma convivência bem próxima naqueles anos. Segundo Walter, Ramos Melo, que era pernambucano, foi morar depois em Olinda e, lá, visitou o artista por duas vezes.
As imagens das obras e do artista na década de 80 são sensacionais!! A produção dele foi enorme naqueles anos! Foram muitos entalhes, alguns bem  grandes como painéis e outros menores, todos lindíssimos e originais, cheios de símbolos e detalhes, imagens de muitos significados onde o artista pintava também a madeira depois de esculpida com cores vibrantes. São trabalhos executados com uma precisão e criatividade que só um grande talento poderia fazer.
Há alguns anos quando comprei dois entalhes de Ramos Melo eu fiquei impressionado com as obras dele. Fotografei e coloquei as imagens aqui no blog e sempre entra alguém lembrando do artista e enviando mais informações sobre ele. E hoje recebi essas imagens preciosas que estão abaixo, inclusive um postal escrito por Ramos Melo para o amigo Walter Anliker a quem novamente agradeço pelo verdadeiro presente que me enviou.








Onde andarão esses trabalhos lindos???





Abaixo, outras imagens de obras de Ramos Melo enviadas por Walter Anliker.







O artista Ramos Melo.


25 comentários:

  1. Caro Jorge,
    Meu nome é Celso Cunha, professor e escultor, estou escrevendo pois fui amigo de Ramos Mello (Raminho para os íntimos), conheci-o nos anos 70 em Salvador através de uma amiga Betânia que veio a casar-se com ele, ceramista e professora das oficinas do MAM-BA atualmente, pessoa mais indicada para dar-lhe maiores e precisas informações acerca de Ramos Melo. Considero Ramos Melo um dos maiores artistas primitivos brasileiros, no que afirma também Roberto Pontual no seu Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas. Ramos Melo além de ter sido meu amigo acabou praticamente obrigando-me a aprender os princípios da arte do entalhe, eu já desenhava à época que o conheci o resultado é que acabei realizando uma série de painéis nesta técnica. caso queira conhecer meu trabalho visite minha página no Facebook: https://www.facebook.com/celso.cunha

    Forte abraço, Celso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas informações, celso. Eu fiquei apaixonado pelo entalhe de Ramos Melo, que é uma arte da qual eu nunca me liguei muito, mas Ramos Melo é muito bom!!!
    Gostaria de ver uma foto dele, quem sabe eu não o conhecia daqui de Salvador.
    Abraços. Vou entrar na sua pag. do face.

    ResponderExcluir
  3. Jorge,
    Fiquei surpreso com o seu blog e muito feliz por você ter apreciado os trabalhos do meu irmão Ramos, as obras dele continuaram em constante evolução, não sou da área artística, mas arrisco dizer que os trabalhos feitos por Ramos Melo do final da década de 60 até início da década de 70 são primitivos. Ele teve um aprimoramento constante, com painéis em cimento, xilogravuras e entalhes em madeira, tendo feitos painéis em Recife-Pe e na França.
    Sérgio L. De Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HOLA SERGIO
      SOY WALTER, AMIGO SUIZO DE su hermano Ramos. Nos conocimos en Olinda 1986. ¿VC lembra?
      Me gustaria mucho comunicarme contigo.
      um forte abrazo de
      Walter Anliker

      Excluir
  4. Sérgio, eu fiquei deslumbrado com o trabalho de seu irmão! Ele era muito bom, primitivo sim, mas de um refinamento no entalhe, uma técnica e um bom gosto incríveis, trabalhos que se percebe a marca do artista, nas cores usadas, nos olhos das personagens sempre abertos e grandes, nos cabelos, e os detalhes bem modernos nas decorações e símbolos que só ele poderia nos dizer,o uso da cor branca.
    Ele foi jovem nos anos 70, suponho e deve ter sofrido influências da época, da irreverência da época, do tropicalismo.
    Eu comprei esses trabalhos, assim, abandonados em um canto de duas lojas de "coisas velhas", lojas onde se colocam coisas que já serviram e ficam lá a espera de alguém que se interesse por elas. Quando eu as vi, fiquei doido! E até hoje procuro mais coisas dele, mas é difícil. Uma das lojas até pegou fogo e tinha sempre coisas para garimpar.
    Tenho também, uma Ceia de Cristo que parece ser dele, mas não tem a assinatura, tenho dúvida se seja dele.
    Em Recife tem museu com peças dele? Aqui, em Salvador,nunca vi.
    Gostaria de ver uma foto dele, saber como era o rosto dele...deveria ter os olhos grandes dos personagens de seus entalhes. Se puder, mande pra mim. Meu email está nos contatos na página de abertura do blog.
    Queria ver mais fotos do trabalho dele.
    Quando comprei esses trabalhos fui conversar com Zu, um entalhador conhecido aqui de Salvador e também dos anos 70. Ele foi só elogios para o seu irmão e lamentou a morte prematura dele. Conversei com outro entalhador da época - não lembro o nome - que também se disse um admirador do talento do seu irmão.Ramos Melo iria ainda produzir muito.
    Um abraço.
    Aguardo as fotos de seu irmão e de trabalhos dele. Vou postar aqui e continuar homenageando ele.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite tem uma obra de ramos melo de 72 tem preço estimado gostaria de mais informação.agradeco

    ResponderExcluir
  6. Olá, amigo. Não sei avaliar o valor de uma obra de Ramos Melo. Se estiver bem conservada, acho que deve ter um bom preço. Isso se vc achar quem se interesse em comprar. Eu comprei essas duas, foi baratas relativamente e se eu encontrar outras por aí, eu compro!Amo o trabalho dele.
    As obras de Ramos Melo deveriam estar em museus de todo o Brasil, pois ele foi um grande entalhador, excelente colorista e propôs em seu trabalho uma abordagem moderna para temas clássicos nordestinos. Um grande artista de pernambuco, um grande artista brasileiro.
    Por favor, fotografe a obra e me mande para o meu e-mail que está na página inicial do blog em Contatos. Certo? Posso publicar a imagem? Queria muito ver esse trabalho que você tem.
    Aguardo.
    Você mora em Salvador ou em Recife?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá, amigo, Conoci a Ramos Melo en los anos 80, foramos grandes amigos, eu so suizo e vivo agora em Mexico. Tenho fotos com Ramos e sus obras, pronto envio algums.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Astrowalter. Que legal que vocês foram amigos, porque eu tenho pouquíssimas informações sobre ele, imagens dele e também de suas obras. Se você puder enviar fotos eu te agradeço e coloco aqui nessa página do blog dedicada a ele. O meu e-mail está em Contatos na página inicial do blog.
    Um abraço, saúde,
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Vocês conviveram aqui em Salvador ou em Recife?

    ResponderExcluir
  10. Pelo que entendo o senhor conheceu Ramos Melo. Eu não conheci, conheço esses dois trabalhos dele que coloquei aqui no blog.
    Gostaria de conhecer outras obras dele e também ver fotos do artista.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. eu tenho um triptico monumental dele e tambem estou na procura de mais informaçãoes

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, pois é, as informações que vou colhendo sobre Ramos Melo eu coloco aqui, mas são poucas. Um amigo dele que mora na Suíça entrou em contato duas vezes com o blog e eu pedi fotos do artista, qualquer coisa que ele tenha. Mas ele não envia!
    Gostaria de ver este tríptico. Se puder envie imagens para o meu e-mail que está em Contato no alto da página do blog. Se vc permitir eu publico.
    Obrigado,
    Um abraço, fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  13. Meu tio Ramos era um homen dotado de um grande valor artístico, era único no genere.E sua sabedoria era sempre a vanguardia.

    ResponderExcluir
  14. Patrícia, tudo bem?
    Sim, ele fazia um trabalho muito moderno, não fazia aqueles entalhes tradicionais, inovava nos temas,era super criativo, não se prendia a temas e modas, e tinha uma técnica do entalhe própria dele e, na pintura das peças, ele também inovava, sabia usar as cores. Ele era muito bom!
    Uma pena estar esquecido.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Sim tudo bem! verdade concordo,meu tio Ramos amava tudo que fazia como amava a vida, suas artes são coloridas como ela era cheio de joia, sempre com o sorriso, essa é a as imagens que guardo nas minhas memórias de tio Ramos, um forte abraço

    ResponderExcluir
  16. Patrícia, obrigado por suas lembranças compartilhadas aqui no blog e, veja a quantidade de pessoas que escrevem querendo saber do seu tio, comentando sobre a obra dele e os amigos saudosos do amigo artista.
    Um abraço, obrigado e tudo de bom pra vocês.
    Breve coloco aqui as fotos que você me mandou.

    ResponderExcluir
  17. tenho 2 entalhe de Ramos Melo.moro en jequie ba 73 988272077

    ResponderExcluir
  18. Parabéns. Um grande artista. Conserve essas obras. S quiser enviar fotos eu posso colocar aqui, certo? Meu e-mail está na página de abertura do blog em Contato.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Tenho 1 entalhe de Ramos Melo de 71 e está a venda

    ResponderExcluir
  20. Que ótimo! Se quiser pode enviar uma foto do entalhe e publico aqui. Quem sabe aparece um comprador. O meu e-mail está em Contato na página de abertura do blog, ok.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  21. hola, soy Walter, amigo de Ramos Melo, ¿cual es su email? para enviarles unos fotos, el mio es: astrowalter2015@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, Walter, recebi as imagens e em breve vou colocá-las aqui, ok. Muito obrigado!!!
    Ramos Melo que artista fantástico!!!
    Um abraço.

    ResponderExcluir