segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Yolanda Pereira: Primeira Miss Brasil e Miss Universo - 1930




























Esta revista Para Todos pertenceu a Dadá, Glafira Paes da Silva que era louca por concursos de miss.Quando ela faleceu, sua filha Zezeca me deu de presente esta maravilha de revista. Este exemplar é uma edição especial só com misses. Tem coisas muito bonitas, mulheres bonitas como já não existem mais... Não gosto de misses e nem de concursos de.Só gostei até o de outra baiana, Marta Vasconcelos que, por sinal, no desfile do miss Bahia desfilou com vestido costurado por Dadá. Dadá era uma artista, criava e recriava modelos e executava à perfeição. Era obsessiva. Totalmente perfeccionista.Dadá era um barato e é gente do tipo que não existe mais por aí: culta, educada, sagaz, antenada e de muitíssimo bom humor. Adorava ela e sinto uma falta enorme dos papos que tínhamos. É isso. Bem, Yolanda foi eleita miss Brasil e depois miss Universo no primeiro concurso realizado no gênero e o local foi o Rio de Janeiro, 1930. 

4 comentários:


  1. Ola minha avó tem o nome de Iolanda, por causa dessa miss minha avó nasceu em 1929 ficamos felizes eu e ela por ver essa postagem obrigado

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Michele!!! Que bom que o meu blog trouxe boas recordações para você e a sua vovó, Yolanda, que deve ser tão bonita quanto a miss Brasil!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Tenho revistas da década de 50,60,70... penso em fazer um acervo virtual. Se você tem materiais destas épocas me interesso.

    ResponderExcluir
  4. Ótima ideia, Denilson. Como vc deve ter notado o meu blog é 99% de imagens do meu arquivo. Tenho muita revista antiga - já tive mais! - e fico escaneando e colocando aqui. É uma distração. No momento não penso em me desfazer de mais nada, pois estou usando o que tenho no blog. Mas, faça o seu arquivo e me fale para eu poder entrar lá.
    Um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir